Dicas para o momento de Estudar

Fonte da Imagem: Facebook
Fonte da Imagem: Facebook

Olá! Olá! Olá!!! 😀 Eu não sei se vocês sabem ou souberam, mas dia 24 de maio é comemorado o Dia do Vestibulando e eu – um pouco atrasada, mas tá valendo! – vou dividir com vocês  como eu fiz para passar por essa fase! São dicas REALMENTE legais e úteis para quem está estudando para o vestibular, ou pra concurso, ou na faculdade, qualquer tipo de estudo vale! #Preparados? 😉

Pra começar vou contar um pouco de como foi essa fase pra mim para que vocês se surpreendam e se inspirem! ❤ Bem, depois que concluí o Ensino Médio em 2007, o meu pai me pagou um cursinho preparatório de pré-vestibular extensivo (esses que duram quase 1 ano) em 2008, MAAAS eu não me dediquei como deveria, não estudava nas horas livres, só ia pro pré-vestibular, participava das aulas e pronto. Resultado: NÃO passei no vestibular!!! (Colhi o que plantei, concordam?)  Alguns anos depois, em 2011 eu criei vergonha na cara e resolvi estudar por conta própria (sem cursinho preparatório e aulas particulares!) e cheguei lá!!! \õ/ Vou contar pra vocês como fiz!

  • Pra início eu comecei a ler este livro do Dr. Lair Ribeiro que ganhei em 2008 do meu atual marido, que foi de onde eu tirei a maioria  das dicas:

BLOG_RC_22

  • Depois eu comprei umas apostilas para o Enem (o nome: Curso Preparatório Enem – Guia do Estudante, da editora Abri), se me recordo bem foram 20 apostilas divididas em matérias especificas. Essas apostilas eram meu “guia” de estudo, associados aos livros didáticos normais de várias matérias e dicionários (sim, eles são essenciais na hora de estudar! Sempre tenha-os por perto!);
  • O livro ensinou que devemos estudar 50 minutos por matéria, tirar intervalos de 10 minutos de uma matéria pra outra (desparecer, beber água/suco, etc., mas é só 10 minutos mesmo!). Eu fiz um Horário de Estudos, onde meu horário era preenchido assim:
  1. Terça-feira: Química (das 13:00h às 13:50h) / Geografia (das 14:00h às 14:50h) / Português (das 15:00h às 15:50h);
  2. Quarta-feira: Física (das 13:00h às 13:50h) / História (das 14:00h às 14:50h) / Literatura (das 15:00h às 15:50h);
  3. Quinta-feira: Redação (das 13:00h às 13:50h) / Espanhol (das 14:00h às 14:50h) / Artes (das 15:00h às 15:50h);
  4. Sexta-feira: Matemática (das 13:00h às 13:50h) / Geografia (das 14:00h às 14:50h) / Português (das 15:00h às 15:50h);
  5. Dias Livres: Matérias Pendentes (Eu tinha um local à parte para anotar as matérias pendentes para estuda-las depois).

O ideal é você estudar no mínimo 2 matérias por dia (de acordo com sua possibilidade de horário), mas não comprometa todos os dias da semana, deixe dias ou horários livres para as matérias pendentes que não tenha estudado por algum outro compromisso. Mude os horários/dias de estudo quantas vezes precisar, mas não deixe de estudar! (O meu eu alterei várias vezes!) E se der para repetir alguma matéria no seu horário de estudos repita a que tiver mais dificuldade!

  • Alguns minutos antes da hora de estudar (no caso do meu exemplo, antes das 13:00h), eu já organizava o local, o conteúdo inicial e os próximos do dia (apostilas, livros relacionados, dicionários),  caneta, lápis, borracha, marca-texto, caderno, etc.;
  • Foi crucial eu manter uma organização no andamento dos estudos, como era divididos por matérias, eu tinha anotado para cada matéria o seguinte esquema (que pode ser colocado em um caderninho à parte ou agenda, onde também se deve anotar as matérias pendentes), exemplo, Matéria Português:
  1. Assunto: Textos Injuntivos
  2. Livro: Apostila Enem – Português I
  3. Parei: Página 78
  4. Anotações: ver as palavras grifadas no dicionário e fazer as pesquisas pendentes!

Assim, de forma fácil e prática eu sempre sabia onde exatamente tinha parado e o que estava faltando fazer. O preenchimento dessas perguntas eu fazia sempre a lápis já que mudava constantemente.

  • Um dos objetivos da aprendizagem é ser capaz de definir as palavras chaves de um assunto, então sempre selecione palavras chaves em casa assunto e as aprenda!
  • Faça Fichas Resumo quando terminar um assunto e as revise à noite antes de dormir e sempre que tiver um tempinho livre (assim aquilo que você estudou fixa mais fácil na memória pela revisão rápida), um exemplo de uma ficha resumo minha:

BLOG_RC_23

Depois de muita disciplina e dedicação, eu fiz o Enem em 2011 e com minha pontuação consegui uma bolsa de estudos integral para o curso de Marketing na Faculdade Vale do Ipojuca, uma das melhores e mais bem conceituadas faculdade de Caruaru (na época eu morava no interior!) Muito orgulho gente!!! ❤ 😀 Me formei no final do ano passado:

BLOG_RC_24

Laureada ❤ E ai, gostaram? Se inspiraram? Agora mãos a obra!!! Comecem já!

Fonte da Imagem: Facebook
Fonte da Imagem: Facebook

Espero que tenham gostado! Foi de ❤ ! Eu sei que parece complicadinho, mas na prática vocês vão ver que é fácil! Qualquer dúvida, estou aqui e se quer dividir sua experiência, fiquem a vontade!!! Beijos!

Deixe um comentário

