Cartão de Crédito: Ter ou Não Ter?

Fonte da Imagem: agoodson.com
Fonte da Imagem: agoodson.com

Cartão de Crédito: “ter ou não ter, eis a questão!?”

Conheço pessoas próximas  – amo vocês! ❤ – que dizem:

“Não, por que eu não gosto de cartões de crédito!”

“Não, por que eu só compro à vista!” (não, essa pessoa não é rica! u.u)

“Não, por que eu só compro se tiver dinheiro, se não tiver não compro, nada de cartões de crédito!”

Na minha HUMILDE opinião, seria mais bonito se dissessem: “Eu não sei administrar um cartão de crédito” ou “Eu não sei me controlar!”

Gente, estamos em 2014! Eu, sinceramente, não sei como alguém CONSEGUE viver sem cartão de crédito, se você não tem, com certeza você usa ou já usou o de outra pessoa! Até minha irmã de 15 anos usa cartão de crédito! u.u

Agora sem dramas, o que estou querendo dizer é que PRECISAMOS de cartão de crédito! Hoje em dia, por mais que ganhemos bem, e sejamos controlados financeiramente, sempre haverá um momento da nossa rotina que um imprevisto vai surgir e precisaremos ter um cartão de crédito para nos socorrer! Seja uma compra de emergência, um exame, uma festa/evento de última hora…

O que não pode é gastar descontroladamente, desnecessariamente, sem consciência e responsabilidade, porque o cartão de crédito deve nos ajudar, nos auxiliar e não acabar com a nossa vida como acontece com quem não o usa de forma controlada!

Eu digo: SIM, PRECISAMOS TER CARTÃO DE CRÉDITO! Não precisa ser 10 cartões, ou de cada loja que saia oferecendo, um ou dois, bons, que aceitem no máximo de locais possíveis e que “combine” com você já basta. Tipo: você precisa saber sobre cobrança de anuidade, taxas de juros de atraso (uns cobram mais que outros), se o limite é bom (geralmente começa com pouco, nesse caso procure saber quais as regras para que o limite aumente), essas coisas.

Digo mais: comece cedo. Assim que tiver uma renda fixa, já procure solicitar um, os motivos: 1. Você começa a aprender a lhe dar com ele e se controlar (lembre-se, é errando que se aprende!); 2. Como o limite começa baixo, ele vai crescendo aos poucos então quanto mais cedo você usar, melhor; 3. Você fica mais INDEPENDENTE, incomoda menos as outras pessoas(em relação a pedir para comprar coisas para você, (por mais que você seja bom pagador, a não ser que a pessoa tenha um limite monstruoso, e mesmo assim, SIM, ISSO INCOMODA!).

Sobre pedir cartão emprestado: peça o cartão de outras pessoas (seja mãe, pai, irmã(o), parentes, amigos…) apenas quando for EXTREMAMENTE necessário porque quem tem um cartão precisa dele, por mais que a pessoa seja legal e sempre lhe empreste (ou quase sempre), nada de ficar pedindo pra comprar com frequência ou toda vez que a última parcela de uma compra sua acaba! Crie vergonha na cara (falo com todo carinho, tá?), torne-se independente e corra atrás do seu!!!

Para quem vai atrás de seu primeiro cartão de crédito, minhas dicas são:

  1. Cartão Hipercard: minha primeira opção é ele porque ele NÃO TEM ANUIDADE ❤ ! Ele também é aceito em MUITOS lugares, assim você não precisa ter o de cada loja específica! O ruim é que ele geralmente começa com um limite baixo, mas com fé vai aumentando. Para solicita-lo é só se informar nas lojas Walmart;
  2. Cartão Credicard ou Visa: ambos da Mastercard. Esses cartões têm anuidade, que ao passar dos anos aumenta de acordo com seu uso e seu aumento de limite, mas pra isso há solução: é só ligar e pedir para baixarem a anuidade e tal – todo ano eu faço isso! – e também eles dividem a anuidade pra você pagar com menos sofrimento! O limite inicial é bom (maior que o do Hipercard!), e também é aceito em muitos estabelecimentos! Para solicitar um Cartão Martercard é só entrar no site deles e torcer pra dar tudo certo!
  3. Cartão de Crédito de Bancos: geralmente quando vamos abrir uma Conta Corrente, seja por motivos pessoais ou de trabalho, ganhamos um cartão de crédito do Banco. Se for por motivo pessoal eu não indico, porque Conta Corrente cobra um monte de taxas e afins, então só faça se for por algum motivo maior de trabalho, negócio ou outro. Se for por esse motivo, as vantagens do cartão de crédito de bancos é que geralmente ele é de Bandeira Internacional, e isso significa que você pode fazer compras em lojas internacionais, e isso pra quem compra na Internet é ótimooooooo ❤ pra mim essa é a principal vantagem!

Bem, caros leitores ❤ eis minhas opiniões e argumentos sobre o assunto, espero que tenham me entendido e não me levado a mal e se tiver algo que queira comentar sobre seu primeiro cartão de crédito, se foi uma experiência boa, ou ruim, ou se quiser dar alguma sugestão sobre o assunto, sinta-se a vontade! Beijos e até mais! 🙂

Obs.: Isto não é um publieditorial, minha opinião é inteiramente pessoal em relação a marcas e serviços!

Deixe um comentário

