Sobre Ganhar Dinheiro com o Blog

BLOG_RC_68

Hoje em dia ficou comum usar a internet para ganhar dinheiro, seja com sites, divulgação de serviços prestados (quando você faz algum serviço e usa a internet para divulga-lo), ou 0 mais comumente usando na Blogosfera: divulgar produtos de marcas para o seu público de leitores através de patrocínios, ou como é mais conhecido, através do publieditorial.

Para quem ainda não sabe, Publieditorial nada mais é do que um “Post Pago”, é quando se ganha produtos e/ou dinheiro para falar/divulgar/anunciar algum produto no seu Blog. Exemplo práticos: se o Blog é sobre maquiagem, a proprietária ganha produtos de maquiagens de diferentes marcas para falar sobre esses produtos; se o Blog tem o tema central falar sobre Looks, a proprietária ganha Looks/roupas/acessórios de diferentes marcas para fazer divulgações dos mesmos.

~

Estou entrando neste assunto porque eu tive uma conversa relacionada com uma amiga (digamos que foi mais ou menos assim):

Amiga: – “Seu Blog vai falar sobre o que?”

Eu: – “O tema central será Consumo e assuntos relacionados, porque é o que eu me identifico.”

Amiga: – “Mas Consumo é algo amplo e essencial na vida das pessoas, vai ser difícil de você ganhar produtos. Fulana por exemplo, tem um Blog sobre Maquiagem, e ela ganha produtos da marcas X, Y e Z. Você poderia falar sobre Maquiagem.”

Gostaria de avisar a vocês, como expliquei a ela, queridos leitores, que meu proposito com o Blog Realidade de Consumo não é ganhar dinheiro (nada contra quem faz isso, ok!?). Eu tenho este Blog como um hobby, um projeto realizado, entendem? Se eu precisar gastar dinheiro com ele, comprando domínio, personalizando a imagem dele, criando sorteios por conta própria eu irei faze-lo porque quero e porque gosto e não com qualquer outra finalidade.

E é importante dizer que TODOS os Produtos e Marcas que eu mencionar aqui vão ser minha opinião sincera sobre os mesmo, também NÃO quero dizer aqui que quem faz Publieditorial não tem opinião sincera! Mas vejam a lógica: se eu compro todos os produtos com o meu dinheiro, se eu recebo todos os atendimentos e experiências de compras porque eu fui atrás daquele produto/serviço e não ele que veio até mim, então se eu gostar é porque eu gostei de fato e se eu não gostar eu não vou ter receio nenhum de dizer isso só porque estou sendo patrocinada ou algo do tipo. Me entendem???

Quando expliquei isso a minha amiga, em outro momento da conversa ela disse:

Amiga: – “Realmente, o que você fala tem sentido. Neste Blog sobre Maquiagem, a Fulana falou muito bem do produto tal da marca X, e eu comprei mais não gostei do produto e vi que ele não era aquilo tudo que ela disse.”

~

Considerações Importantes:

1. Eu RESPEITO a decisão de todas as pessoas. Minha admiração, respeito e opinião sobre quem faz ou não publieditoriais e usam seus Blogs como fontes de rendas são e serão os mesmos! Eu sou leitora fiel de muitos Blogs e Blogueiras(os) que fazem Publieditorias e ganham dinheiro com seus Blogs e admiro MUITO cada um deles! ❤

2. A opinião de produtos e serviços é PESSOAL, seja ou não em um publieditorial, cada um tem sua experiência e opinião sobre determinado produto e serviço, então só porque eu gosto e aprovo não quer dizer que você também vá gosta e aprovar, concordam? 😉

3. Quando o leitor é fiel de determinado Blog, consegue perceber quando a autora / o autor da postagem GOSTOU ou NÃO de fato daquele produto. Da para perceber quando ela/ele realmente aprovou ou está apenas cumprindo seu dever de fazer o publieditorial. 😉

4. Sim, eu já COMPREI produtos que foram indicados por publieditoriais e de uma forma geral, digo que de todos os já comprados 90% eu aprovei e 10% eu achei que poderiam ser melhores. ;p

~

Espero que tenham entendido o meu ponto de vista e principalmente as intenções que eu tenho com o Blog. Se você tem alguma opinião, crítica ou quiser dividir seu ponto de vista, sinta-se a vontade! 🙂

Deixe um comentário

