O que comprar para a sua casa?

Há quase uma eternidade atrás (na verdade a pouco mais de um mês, foi mal amigaaa!! S2) uma amiga me ligou me pedindo uma ajuda, e como a dúvida e indecisão dela, pode ser a de qualquer pessoa, resolvi compartilhar a situação aqui no Realidade de Consumo (ela deu permissão, tá gente?). 😉

Minha amiga este ano realizou um sonho que todo mundo normalmente quer realizar: financiar a casa própria (através do Programa Caixa: Minha Casa Minha Vida). Mesmo com os apertos e economias, ela está pagando tudo direitinho! 🙂 Afinal, é natural ser assim!

BLOG_RC_81
Fonte da Imagem: Google

Agora chegou a segunda etapa desse sonho, a questão é: ela tem um valor de 5 mil reais para comprar os móveis da casa! (Oh coisa boa, não é verdade? 😀 ) Porém, a principal preocupação dela é gastar esse valor de forma inteligente e não por impulso! Ela disse que por ela, com esse valor, compraria APENAS uma tevê dessas TOP beeem grande (de 50″) e um sofá cama e pronto!!! #risos #louca #te_amo_amiga!

MAS a gente sabe que não pode ser bem assim, senão ficará sempre mais difícil de realizar outras necessidades e desejos! Concordam? Em casos assim as minhas dicas são:

  • Inteligência SIM! Impulso NÃO! Eu sei que quando a gente tem um valor extra pra gastar pensa em tudo e mais um pouco que quer comprar (no meu caso) e/ou em algo bem exorbitante e maravilhoso (como no caso da minha amiga), mas a melhor coisa que temos a fazer é sentar, avaliar a situação e ir para o bom senso, se perguntar coisas como: “O que é de mais necessário?”, “O que eu vou precisar com mais urgência?”, “Dentre essas coisas, o que pode esperar um pouco mais?”, e assim, avaliar o que deve ou não de fato comprar agora.
  • Cada caso é um caso: Você precisa avaliar a SUA rotina e as SUAS necessidades. Para mim, as prioridades seriam de um jeito, para a minha amiga de outro, e para você de outro ainda diferente! Então antes de perguntar a alguém que não seja tão “pé no chão” assim, veja se ela está avaliando a situação de acordo com as SUAS necessidades, ou se ela está pensando apenas no que “seria” bom para você, levando ela como exemplo! (Às vezes, acontece!)
  • Faça uma lista completa do que precisa: Mesmo que não dê para comprar tudo agora, pelo menos você já planeja os próximos passos! Como por exemplo: o que vai comprar no final do ano, o que pode pedir de presente a alguém muito próximo, o que pode pedir em um Chá de Casa Nova, etc.

Levando para o caso da minha Amiga:

  • Ela já tem (que não precisava ser trocado/comprado novo): Cama Box, Guarda Roupa, Celular, e Notebook. Além da Casa! Rsrsrs ^^
  • Ela já tem (mas quer quer trocar): Geladeira, Fogão, Tevê de 29″ (ela quer mais uma) e Raque.  
  • Ela não tem (e quer comprar): Microondas, Mesa de Cozinha, Sofá, Mesa para Home Office, Poltrona.
  • Perfil e Necessidades da Minha Amiga: Ela faz academia de manhã, depois vai trabalhar, trabalha durante toda manhã e tarde, praticamente. Almoça na fora, ou seja, não precisa fazer almoço. Durante as manhã e noites faz refeições mais leves e práticas. Costuma dormir cedo e nos fins de semana gosta de assistir filmes e seriados e acessar a internet (claro). 🙂

Meus Conselhos de Compras:

  • Com os 5 mil: Geladeira Inox / Fogão Inox / Microondas Inox / Conjunto de Mesas e Cadeiras / Sofá / Tevê Smart 40″.
  • Para o final de Ano: Armário de Cozinha / Mesa para Home Office / Poltrona para Home Office.
  • Para assim que possível: Suporte de parede para tevê da Sala / Suporte de parede para tevê do Quarto / Coisas de Decoração.

Fazendo uma pesquisa básica, selecionei algumas coisas que poderiam ser comprado pela internet ou nas lojas físicas que aceitam os termos deste Programa que são: Casas Bahia, Extra, Americanas, Ponto Frio e Walmart. Mas lembrando que isso é muito relativo e pessoal porque vai depender da necessidade e do gosto de cada pessoa! E, apesar de uma boa economia que se pode ter comprando pela internet, o comprador também precisará ter paciência de esperar chegar! 😉

BLOG_RC_98

1. Geladeira Inox: 2 postas, Consul e Frost Free, aqui no site do Walmart por R$ 1.348,18. Como o intuito é tentar comprar o máximo de coisas necessárias possíveis, quem compra precisa entrar no bom senso de procurar algo bom (em relação à marca, durabilidade, etc.) e com o preço bacana. Ou seja, nada de comprar o mais caro e tudo mais. Esse pensamento servem para todos os outros itens abaixo! 😉

2. Microondas Inox: 20 litros, Eletrolux, aqui no site do Walmart por R$ 359,18. Ainda vem incluso um acessório para preparar receitas a vapor! 🙂

3. Fogão Inox: 4 bocas, com acendimento automático, Atlas, aqui no site do Extra por R$ 322,90. (Foi mais barato que o meu fogão que é da linha branca e o acendimento automatico é apenas para o forno! 😮 #chateada! Mas enfim…) Como minha amiga tem uma rotina mais fora de casa e não tem tempo para preparar muitas receitas, a ideia é comprar um fogão mais básico, simples mesmo!

4. Sofá: 3 lugares, Gazin, aqui no site do Walmart por R$ 484,00. Aqui o objetivo é comprar um sofá bonito e espaçoso para que se invista apenas em um só e usar o dinheiro que poderia comprar outro para outra coisa!

5. Smart TV: 40″, LED, Philco, aqui no site do Walmart por R$ 1.349,00. Como disse antes, a minha amiga queria uma de 50 polegadas, mas como não podemos ter tudo e muitas vezes temos que abrir mão de alguma coisa para ter outras, eu pensei que ela poderia comprar uma menor para investir em outras coisas.

6. Conjunto de Mesa: 4 cadeiras, Mobly, aqui no site do Extra por R$ 693,00. Esse jogo de mesas e cadeiras é simples, mas achei ela bonita e com o preço muito bom!

Considerações: Todos esses produtos deu um total de R$ 4.555,53, sobrando R$ 444,47, que poderiam ser investidos em uma tevê diferente, talvez maior e de outra marca. Vocês notaram que das 5 opções de site de compras só tem produtos de duas delas? Eu olhei todas, mas há muita diferença de valores entre um site e outro mesmo sendo o mesmo produto!! Então sendo online ou em lojas físicas é essencial que se faça uma pesquisa para não pagar a mais podendo pagar menos!

Se isso fosse com vocês o que comprariam para sua casa?! 😉

Deixe um comentário

