Qual desculpa você usa para Comprar?

BLOG_RC_134

Não se engane. Todo consumista, independente de que nível for, usa alguma(s) desculpa(s) para comprar. Todos sabemos que exitem os economistas, que poupam gastos e os consumistas que adoram uma comprinha! O que muitos desses consumistas não percebem é que usam desculpas inconsciente (na maioria das vezes) para ir as compras, e muitas vezes são essas desculpas que levam eles a comprar coisas desnecessárias e pior: se encher de dívidas desnecessárias! Vou dar exemplos:

– Não tenho nada que preste no guarda roupa!

– Estou estressada! Vou fazer umas comprinhas!

– Estou de TPM! Vou fazer umas comprinhas!

– Tal coisa está na moda! Pre-ci-so comprar!

– Estava na promoção! Comprei!

– Vou para tal evento e preciso de algo novo!

Essas são as mais comuns, mas existem várias e várias! As minhas por exemplo são duas principalmente:

1. Eu ODEIO quando algo acaba e não tem outra do mesmo já guardado para substitui-lo. Então, antes que certas coisas acabem eu corro para comprar logo. Isso acontece normalmente com coisas de beleza e higiene: escova de dentes, fio dental, absorvente, desodorante, hidrantes de cabelo, etc. Mas nós mulheres sabemos muito bem que quando compramos uma coisinha sempre levamos outra coisinha e por ai vai.

2. Eu não gosto de comprar as coisas de 1 em 1 (a não se que eu precise apenas de um mesmo!), compro logo o máximo daquele item possível para demorar o máximo de tempo possível a compra-lo de novo. Exemplos: bolsas, sapatos, roupas, acessórios. Compro sempre de 2 ou mais, porque assim não precisarei de outra opção para variar nem tão cedo. Isso me poupa compras aleatórias e não planejadas no decorrer dos meses.

O caso foi que outro dia eu me deparei querendo comprar usando essas duas desculpas! Minha amiga vende Natura, gosto muito dos produtos da Natura, daí na minha listinha de compras tinham: 1 caixa de sabonetes sortidos para presentear no Natal (R$ 19,90) + 2 desodorantes em creme da natura (R$ 15,60 cada), eu me dou muito bem com esses desodorantes; + 1 sabonete líquido Sou (R$ 7,50), que uso para colocar no suporte de sabonete de lavar as mãos no banheiro.

O total dessas comprinhas dariam R$ 58,60. Mas DETALHE: Meu desodorante em creme da Natura está mais da metade, e comprei um desodorante da Dove (aerosol) para testar – e estou gostando muito – que está novo porque comprei essa semana. Meu sabonete líquido de lavar as mão no banheiro está longe de acabar – ganhei um de presente. E o presente de Natal pode esperar mais um pouco. Já que ainda estamos em Outubro! Resumo da Ópera: poupei de gastar R$ 58,60 que serão investidos em outra coisa que preciso com mais urgência do que essas! Tudo porque tenho o hábito de usar as desculpas de comprar sempre a mais para fazer estoque! :s #CadaLoucoComSuaMania!

Em todo caso, o que quero dizer aqui é que PRESTEM ATENÇÃO aos seus motivos de compras!!! Vocês precisam mesmo do que vão comprar ou isso pode esperar mais um pouco!? Será que não vale a pena investir em outra coisa primeiro? Bem, vamos ser consumistas, mas inteligentes! Consumo de forma inteligente, já! 😀

Deixe um comentário

